quarta-feira, 9 de junho de 2021

BRAINWRITING BRAINSTORMING

Na Educação Básica assim como na Educação Superior é possível usar o Brainstorming e o Brainwriting como estímulo na geração de ideias para a resolução de problemas, o desenvolvimento de projetos e a exploração de uma nova discussão, ambas as estratégias são realizadas em grupo, estimulando o pensar, a combinação e o aprimoramento das ideias expostas, dando oportunidade aos estudantes de se expressarem tendo uma autoconfiança de si mesmo.

O Brainstorming e o Brainwriting visam a quantidade, por isso qualquer ideia que o aluno venha a ter é bem-vinda e não deve ser criticada de uma forma negativa, mas sim construtivista, gerando uma rede de debate. No Brainstorming as ideias propostas são verbalizadas, já no Brainwriting as ideias são escritas individualmente, não é permitida a comunicação entre os integrantes durante esse processo.

Os conceitos se diferenciam na forma de como serão realizados, sendo no processo individual ou em conjunto, levando a inserção de ideias, o aluno como figurante de seus próprios pensamentos.

Bacich e Moran (2018) também descrevem como um momento em que os alunos podem exercer seu protagonismo, pois podem escolher “o que e como produzir”, além de “saber argumentar e convencer”. Isso demonstra que estão desenvolvendo o senso crítico, visto que, em geral, esta é uma competência definida comocapacidade de escolher no que acreditar e fazer (PAUL; NOSICH, 1991).





Referência:

PEREIRA,  Amanda de Sena Fornarolli. Brainwriting/brainstorming. Sagah, 2019.


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