quarta-feira, 19 de maio de 2021

ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGEM ATIVA EM AULA EXPOSITIVA

    Ao ser adotada como estratégia pedagógica para transmissão do conhecimento nas escolas, a aula expositiva, sobretudo via linguagem verbal, era uma das práticas predominantes, pois se acreditava que bastava o mestre discursar para que a aprendizagem do aluno acontecesse. 

      O século XX contribuiu para o surgimento de novas perspectivas  acerca do processo de ensino e aprendizagem. Pesquisadores como Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel, apresentaram novos aspectos relevantes e importantes sobre a ação de cada indivíduo na construção do conhecimento, bem como o papel do professor como mediador na relação entre aluno e conhecimento. Necessidades de outras estratégias pedagógicas e de ensino como a resolução de problemas, as atividades em grupo, os jogos e as pesquisas. A aula expositiva não é necessariamente tomada por aqueles que ainda a utilizam como perspectiva de transmissão de conhecimento.

      No entanto, a aula expositiva dialogada caracteriza-se pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio dos mesmos, sendo o professor o mediador para que os alunos questionem, interpretem e discutam o objeto de estudo. Em uma aula expositiva dialogada o professor precisa contextualizar o tema de modo que mobilize as estruturas mentais do estudante para que este articule informações que já traz consigo com as que serão apresentadas. O ponto forte desta estratégia é o diálogo entre alunos e professor, onde há espaço para questionamentos, críticas, discussões e reflexões, onde o conhecimento possa ser sintetizado por todos. Para que o professor possa garantir uma boa aula expositiva, ele deve buscar o desenvolvimento de importantes estratégias de ensino que possibilitem o alcance dos objetivos de sua empreitada.








Referência:

PESSI, Ingrid Gayer. Metodologias para aprendizagem ativa. Sagah.

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